Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Letras Estrangeiras

Área do conteúdo

◊ Beatriz Furtado Alencar Lima

Beatriz Furtado Alencar Lima – Dra./UFC (2015)
Estágio Pós-Doutoral/University of Birmingham (2017)
Subchefe do Departamento de Letras Estrangeiras (2019-2021)
Setor de Estudo: Língua e Literatura Espanhola
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7226692924977138
E-mail: alencarbia@gmail.com

Áreas de Interesse:

1) “Múltiplos Letramentos de pessoas com deficiência visual: uma pesquisa discursiva crítica de caráter etnográfico”. Tese defendida em junho de 2015.

→A tese estuda os discursos, os letramentos e as identidades das pessoas com deficiência visual, no contexto de uma pesquisa discursiva crítica de caráter etnográfico. O alicerce teórico no qual o estudo se fundamentou procede da conjuntura teórica elaborada a partir das relações entre a Teoria Social do Discurso – Chouliaraki e Fairclough (1999) e Faircloguh (2001, 2003, 2010, 2012) – a Teoria Social do Letramento – Barton e Hamilton (1998), Rios (2009) e Street (1984) – e o Modelo Social de Deficiência – Diniz (2012) e Martins (2006).

2) “Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos”. Projeto de Extensão em curso, desde 2016. O projeto surge como a primeira iniciativa de contribuição concreta com as pessoas com deficiência visual do município de Fortaleza, após a conclusão de nosso doutoramento, procurando colocar em prática o que alguns autores problematizam acerca do compromisso ético e social antes, durante e após a conclusão de pesquisas acadêmicas (COSTA, 2009; GADELHA, 2013; MAGALHÃES, 2000, 2006; RESENDE, 2008).

→ Trata-se da oferta de um curso introdutório de língua espanhola voltado para alunos/as com DV. O curso é ministrado pela professora-coordenadora e por alunos/as de graduação do curso de Letras com habilitação em língua espanhola interessados/as em atuar e investigar sobre o tema do ensino de língua estrangeira para pessoas com necessidades específicas visuais. Essa ação almeja o início de reflexões mais sistematizadas, no tocante ao ensino de línguas estrangeiras para pessoas com deficiência. A cada edição do curso, coletamos e geramos dados com o intuito de: aprimorar futuras edições de iniciativas que se debrucem sobre o tema do ensino de línguas estrangeiras para pessoas com deficiência, e desenvolver pesquisas sobre o ensino de língua espanhola para pessoas com DV.

3) “Letramentos e pessoas com deficiência: um estudo sobre a (re)organização dos espaços sociais de leitura e de escrita, nas paisagens semióticas de uma escola pública do município de Fortaleza”. Projeto de Pesquisa (cadastrado no Departamento de Letras Estrangeiras da UFC), em curso desde abril de 2018. O projeto conta com a parceria da professora Clarissa Freitas de Andrade do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário Christus – Unichristus e está atrelado à pesquisa “Trajetórias de famílias e a escola inclusiva: Discurso, Letramento e Crítica Social” da autoria da professora Maria Izabel Magalhães – Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília.

4) “Rastreamento de de Distpurbios de Aprendizagem Relacionados à Visão (Síndrome de Irlen) em estudantes do municípo de Fortaleza”. Trata-se de projeto de extensão, iniciado em 2019, e que surge como desdobramento de minha atuação como Screener no rastreamento da Síndrome de Irlen. Certificação alcançada por meio de Curso realizado na Fundação Hospital de Olhos & Irlen Institute. Minha atuação dá-se no âmbito de uma equipe multiprofissional: Francilene Félix dos Santos (neuropsicopedagoga), Sabrina Roland Cartaxo (oftalmologista), Marília Santana Alves (psicóloga) e Beatriz Furtado (linguista).

5) Atuação na atividade de habilitação e reabilitação visual em crianças. Certificação alcançada por meio do Curso Habilitação e Reabilitação Visual em crianças, oferecido pela Clínica de Habilitação Pediátrica Supera Kids, e ministrado pela fisioterapeuta Raquel Albuquerque. Trata-se de uma atuação ainda em fase inicial. No momento, estou observando os atendimentos de estimulção visual no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE. Como projeto futuro, tenho o objetivo de trabalhar a estimulação visual em crianças aliando às técnicas visuais de estímulo sensorial o ensino da língua espanhola.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo