♦ Projetos de Extensão
Point cinéma
Coordenação: Profas Karol Garcia e Ticiana Melo
O projeto prevê a exibição quinzenal de um filme em língua em francesa, aberta à comunidade, seguida de debate mediado pelos alunos do Curso de Letras – português e francês. Estes encontros acontecerão em um dos auditórios do Centro de Humanidades. O calendário de reproduções será divulgado via redes sociais e institucionais pelos docentes e discentes envolvidos. Espera-se sensibilizar a comunidade local para o cinema em língua francesa, relacioná-lo às discussões estéticas da literatura e das artes visuais, criar um ambiente de exposição à língua e à cultura estrangeira para os graduandos da Licenciatura e enriquecer o repertório dos discentes.
Point cultures
Coordenação: Profas.Ticiana Melo e Karol Garcia
O referido projeto propõe reuniões quinzenais em torno da cultura francesa e francófona ao longo do ano de 2022, com o objetivo geral de motivar, em seus participantes, a percepção e a interpretação de fenômenos culturais franceses e francófonos. Por meio desses encontros, os participantes, por meio da interação ali criada, ampliarão seu repertório relativo às culturas francesa e francófonas.
Língua e Cultura Francesa na Escola Governador Adauto Bezerra
Coordenação: Profas. Ticiana Melo e Karol Garcia
O projeto Língua e Cultura Francesa na escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra visa consolidar uma parceria entre a Unidade Curricular de Língua Francesa e a referida escola, a fim de permitir, por meio da curricularização da extensão a vivência da docência da língua e cultura francesa e francófona no âmbito da escola pública. Com a inserção dos licenciandos no cotidiano da escola, serão propostas atividades como rodas de conversa, leituras e ateliês que permitirão ao futuro professor de francês estar à frente de propostas pedagógicas que impactarão de uma forma positiva a aprendizagem dos alunos daquela escola.
Tecendo redes do conhecimento por meio da língua alemã
Coordenação profa. Magdalena Szymanska Lazaro da Silva
O projeto intitulado “Tecendo redes do conhecimento por meio da língua alemã” estabelece parceria com a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco Jaguaribe, localizada no município de Jaguaruana, Ceará, promovendo a integração entre saberes acadêmicos e a comunidade de Jaguaruana. A iniciativa busca democratizar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras, estimular o protagonismo discente, valorizar as tradições locais e contribuir para a formação de futuros professores, alinhando-se às diretrizes educacionais nacionais e promovendo a inclusão social e cultural. Além do ensino de língua alemã, atividades culturais, como cineclubes, círculos de leitura, workshops temáticos e rodas de conversa com os representantes da comunidade local. Serão também elaborados materiais didáticos bilíngues adaptados ao contexto regional, valorizando a história da cidade, o artesanato e a produção de redes. A iniciativa busca fomentar o protagonismo discente, valorizar as tradições locais e utilizar tecnologias educativas para ampliar o impacto social.
Projetos coordenados pela professora Kátia David:
Espanhol para a terceira idade (Módulo II)
O projeto de extensão é inovador e visa atingir adultos da Terceira Idade. O principal objetivo compartilhar com a comunidade o ensino de língua estrangeira, desenvolver a competência comunicativa na língua espanhola e proporcionar a inclusão social deste público.
Espanhol para crianças da Educação Infantil
O projeto de extensão é inovador e visa atingir crianças. O principal objetivo é dar oportunidade às crianças de aprender a língua espanhola e tem como principal abordagem o enfoque comunicativo desenvolvido através de pequenos projetos. Em 2024 trabalhamos com mais comunidades carentes e, em consequência, oportunizamos mais crianças.
Espanhol para crianças do Ensino Fundamental I
O projeto de extensão é inovador e visa atingir crianças do Ensino Fundamental I. O principal objetivo é compartilhar com a comunidade o ensino de língua estrangeira, desenvolver a competência comunicativa na língua espanhola e proporcionar a inclusão social deste público, oportunizando às crianças para aprender a língua espanhola tendo como principal abordagem o enfoque comunicativo desenvolvido através de pequenos projetos. No projeto de 2022 atendemos à crianças carentes do Bairro Vila União, oriundos da Escola Pública de ensino e que não tiveram oportunidade nem condições financeiras de estudar uma língua estrangeira. Em 2023 e 2024 trabalhamos com mais comunidades carentes e, em consequência, oportunizamos mais crianças.
Espanhol para crianças do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
O projeto de extensão é inovador e visa atingir crianças e jovens. O principal objetivo é compartilhar com a comunidade o ensino de língua estrangeira, desenvolver a competência comunicativa na língua espanhola e proporcionar a inclusão social deste público, oportunizando às crianças para aprender a língua espanhola tendo como principal abordagem o enfoque comunicativo desenvolvido através de pequenos projetos. No projeto de 2022 atendemos à crianças carentes do Bairro Vila União, oriundos da Escola Pública de ensino e que não tiveram oportunidade nem condições financeiras de estudar uma língua estrangeira. Em 2023 e 2024 trabalhamos com mais comunidades carentes e, em consequência, oportunizamos mais crianças e jovens.
PROGRAMA DE EXTENSÃO GEPPELE – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA
Coordenação: Professor Cícero Miranda
O GEPPELE é um grupo de estudo e pesquisas ligado ao CNPQ, ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC e também um Programa de Extensão, em atividade desde o ano de 2011, que busca atender professores de espanhol em formação inicial, alunos do curso de Licenciatura em Letras/ Espanhol da Universidade Federal do Ceará, alcançando, ainda, através de seu Fórum de discussão on line e outras ações, os demais alunos de graduação em Letras dos Estados do Nordeste e do Brasil; os professores de espanhol do ensino básico (fundamental e médio), preferentemente os da rede pública, bem como os recém-formados; além dos professores de universidades e faculdades da área e pós-graduandos ligados à pesquisa na área de linguística e linguística aplicada.
PROGRAMA MAIS INCLUSÃO: CONSTRUINDO LETRAS ACESSÍVEIS
Coordenação: Professora Beatriz Furtado Alencar Lima
Trata-se de Programa de Extensão ancorado em um Curso e dois Projetos, quais sejam: Curso – Espanhol acessível: línguas estrangeiras em todos os sentidos – Versão Mi cariño; Projeto de Extensão – Lê que eu te escuto: vozes que incluem; Projeto de Extensão – Anticapacitismo, Letramentos e Discursos – (ALEDI): grupo de formações plurais. O objetivo do programa é promover ações que busquem a efetivação dos direitos das Pessoas com Deficiência, no tocante ao acesso à educação, à leitura e à escrita; bem como a sensibilização sobre a importância e os benefícios de uma atuação/intervenção horizontal inter e transdisciplinar, na busca pelo melhoramento contínuo das práticas sociais de leitura e de escrita, em que estão situados/as as pessoas com deficiência.
PROJETO LEITURAS NA PRAÇA
COORDENAÇÃO: PROFA. MARIA INÊS PINHEIRO CARDOSO
O Leituras na Praça, Projeto de Extensão ativo desde 2017, surgiu com o propósito de contribuir para a ampliação do público leitor de literatura, valendo- se para tal, de profissionais qualificados no âmbito da Universidade Federal do Ceará e, inclusive, de fora dela, como era o caso de escritores, jornalistas, convidados pela coordenação do Projeto. A Partir de 2023, o Leituras passou a incorporar, como protagonistas das sessões de leitura, os alunos de graduação, com o objetivo de fortalecer a curricularização da extensão em nossos cursos. Entre seus objetivos pretende-se também colaborar com o processo de reurbanização de espaços públicos da cidade, considerando-se a necessidade de oferecer atividades culturais em praças e parques, como um esforço de contribuir para a manutenção e/ou recuperação desses espaços. A valorização do espaço público não é apenas uma questão de política urbano-administrativa, e as universidades públicas têm relevante papel nesse processo. O projeto Leituras na Praça considera que atividades de incentivo à leitura e formação de público leitor são processos
culturais que contribuem não apenas para a sensibilização para a arte, mas para a formação crítica do cidadão. O Projeto contribui ainda com a formação de graduandos de nossos cursos que se integram ativamente nas atividades do projeto, como bolsistas e voluntários (maioria), para viver a experiência de interagir com a população, em um processo onde sua formação acadêmica se vê ampliada e sua relação com a literatura se aprofunda nesta interação, bem como nos momentos de preparação para ela.
PROJETOS TODOS OS SENTIDOS E SEM FRONTEIRAS: PLURAL PELA PAZ
COORDENAÇÃO: Professor Henrique Beltrão
1. Sobre as ações:
O Sem Fronteiras: Plural pela Paz, no ar desde 1998, às 14h dos sábados, e o Todos os Sentidos, no ar desde 2003, às 14h das quartas, são projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará – UFC e programas da Rádio Universitária FM 107,9 – produzidos e apresentados pelo
radialista e professor Henrique Beltrão.
O Todos os Sentidos leva ao ar a voz das pessoas com deficiência – PcDs e enfoca temas relativos à saúde (transtornos psíquicos, doenças, cuidados paliativos…) e relacionados ao bem-estar (meditação, yoga, acupuntura…). O Sem Fronteiras: Plural pela Paz pauta a diversidade de línguas, culturas, povos, etnias, religiões, gêneros, idades e artes.