gov.br

Departamento de Letras Estrangeiras

Podcast Catar Feijão lança episódio sobre o escritor Oliveira Paiva

Data de publicação: 4 de novembro de 2020. Categoria: GEF
A edição disponível no Spotify traz radionovela adaptada do romance naturalista Dona Guidinha do Poço

O terceiro episódio de Catar Feijão aborda a vida e a obra do escritor Oliveira Paiva (1861-1892). Atuante na imprensa cearense do final do século XIX, Oliveira Paiva se destacou no jornal O Libertador com os folhetins A Afilhada (1889) e na revista A Quinzena, onde publicou contos e ensaios sobre o naturalismo.

Seu principal romance, Dona Guidinha do Poço (1952), conta a história de Margarida, uma rica e poderosa fazendeira do sertão cearense acusada de um crime. A narrativa compõe uma protagonista contraditória, que põe em questão os limites do feminino na sociedade de estrutura patriarcal. Este episódio traz uma radionovela adaptada de um trecho do romance.
Para refletir mais sobre os limites do feminino na estrutura patriarcal, indicamos no quadro Catando Dicas a série canadense Alias Grace. Baseado no livro de Margaret Atwood e adaptado por Sarah Polle, a série conta a história de uma jovem presa acusada de assassinar seus patrões.
O podcast Catar Feijão é um projeto de extensão do Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias (GELTTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), orientado pela profa. dra. Roseli Barros Cunha.
Estamos disponível no Spotify, SoundCloud e nos tocadores de podcast. Siga nossas redes sociais Facebook @catarfeijaopod e Instagram @catarfeijao.
Confira as edições anteriores!
Ep. 01: O que é literatura e quem tem direito a ela?
Ep. 02: As várias faces da literatura latino-americana